UM ESTUDO DO USO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE GESTÃO FAMILIAR

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Júlio André dos Reis Pedro
Camila Policiano da Silva
Maria Betânia Darcie Pessoa Delgado

Resumo

Atualmente as organizações buscam adotar medidas para aprimorar seus processos internos, para levar até seus clientes produtos e serviços de qualidade, que irão atender suas necessidades e suprir suas expectativas. As empresas familiares, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) representam 90% das empresas existentes no Brasil e 65% do PIB (Produto Interno Bruto), e empregam 75% da força de trabalho do país (IBGE, 2018; SEBRAE, 2018). Embora sejam as predominantes da economia nacional, pesquisas também apontam que, por outro lado, a cada 100 empresas desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração. Isso ocorre devido à má administração e a não utilização de ferramentas que auxiliam na gestão e na tomada de decisão dos gestores, o que contribui para a falência da instituição. Existem métodos e ferramentas para se identificar os erros dos processos organizacionais, que devem ser do conhecimento de todos os envolvidos dentro da empresa. Por meio desses recursos é possível visualizar onde se devem aplicar as mudanças necessárias para uma gestão de qualidade. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar o funcionamento de uma empresa familiar e verificar como as ferramentas da qualidade podem dar suporte à sua gestão.

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Artigos