UM ESTUDO DO USO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE GESTÃO FAMILIAR
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Resumo
Atualmente as organizações buscam adotar medidas para aprimorar seus processos internos, para levar até seus clientes produtos e serviços de qualidade, que irão atender suas necessidades e suprir suas expectativas. As empresas familiares, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) representam 90% das empresas existentes no Brasil e 65% do PIB (Produto Interno Bruto), e empregam 75% da força de trabalho do país (IBGE, 2018; SEBRAE, 2018). Embora sejam as predominantes da economia nacional, pesquisas também apontam que, por outro lado, a cada 100 empresas desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração. Isso ocorre devido à má administração e a não utilização de ferramentas que auxiliam na gestão e na tomada de decisão dos gestores, o que contribui para a falência da instituição. Existem métodos e ferramentas para se identificar os erros dos processos organizacionais, que devem ser do conhecimento de todos os envolvidos dentro da empresa. Por meio desses recursos é possível visualizar onde se devem aplicar as mudanças necessárias para uma gestão de qualidade. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar o funcionamento de uma empresa familiar e verificar como as ferramentas da qualidade podem dar suporte à sua gestão.
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