A GESTÃO DA TI E AS REDES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A PALAVRA OPRESSÃO NA PLATAFORMA FACEBOOK
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Resumo
A Gestão da Tecnologia da Informação (TI) consolidou-se como ramo fundamental para praticamente todas as atividades empresariais de pequeno, médio e grande porte. Entretanto, poucas pesquisas na área se ocuparam de correlacionar suas atividades às redes sociais virtuais, principal fenômeno comunicacional desse século. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo abordar esse tema a partir do seguinte estudo de caso: a profusão de efeitos de sentido desencadeada pela circulação do termo opressão na plataforma de relacionamentos Facebook. O conceito de opressão é entendido como o processo desumanização empregado pelo opressor contra o oprimido, e uma realidade opressora, portanto, configura-se como uma realidade na qual as pessoas são destituídas de sua humanidade. Tal definição justifica a investigação aqui proposta, haja vista o amplo poder de mobilização coletiva das redes sociais virtuais, além de usufruírem de considerável sucesso comercial, dado o faturamento financeiro obtido por suas mantenedoras. O corpus reunido é composto por 221 páginas, disponíveis publicamente para consulta, que se intitulam como opressores, opressoras ou da opressão. Assim, observou-se que o termo opressão estabilizou-se como o adjetivo opressor, majoritariamente associado ao campo político da extrema-direita, tornando-se referente social para diversos grupos, como espectadores de futebol, jogadores de videogame e outras figuras públicas. Verificou-se também que o seu sentido original foi esvaziado, cedendo lugar a afirmações de pertencimento a esses grupos. Futuros estudos podem aprofundar as discussões sobre a importância da regulamentação do uso das redes sociais em território brasileiro, e cuja importância está intrinsecamente ligada à atividade dos gestores da ti, dado que esta abrange o uso eficiente e eficaz dos recursos de hardware, peopleware e software.
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