Os IMPACTOS DA COVID- 19 NAS ORGANIZAÇÕES

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Fernando Santino
Ana Laura
Jorge Jahuar

Resumo

O novo Coronavírus (SARS-CoV-2), também conhecido como Covid- 19, gerou
uma devastação mundial, com a infecção e a morte de milhares de pessoas. O
primeiro caso foi registrado em dezembro de 2019, na China e rapidamente atingiu os
demais países. No Brasil, a primeira confirmação foi em fevereiro de 2020 e a primeira
morte ocorreu em março do mesmo ano, uma mulher de 57 anos, residente da cidade
de São Paulo, capital. (LEAL, 2020)
Ainda em março de 2020, a pandemia foi oficialmente anunciada em
20/02/2020, causando pânico e incertezas, inclusive nos profissionais e especialistas
da área (XAVIER et. al, 2020).
A disseminação, rápida e expressiva, ocorre por meio de gotículas de saliva e
pode causar as doenças respiratórias graves (XAVIER et. al, 2020).
No boletim epidemiológico divulgado no dia 14 de abril de 2022 pela
Organização Mundial da Saúde (OMS), os números atuais são 30.234.024 casos
confirmados e 314, 9 Mortalidade/100mil habitantes (SAUDE.GOV.BR,2022)
A alta transmissibilidade levou os países a tomarem medidas rigorosas a fim
de controlar o surto. O distanciamento social, a desinfecção de mãos, ambientes e
objetos com hipoclorito de sódio a 0,1% ou álcool a 70%, o uso de máscaras, a
interrupção do funcionamento de empresas, escolas, estabelecimentos religiosos e,
inclusive o lockdown completo, são parte do protocolo de controle. (FROZZA, 2020).
Neste contexto a empresa TikTok distribuidora aproveitou sua situação ainda
em crescimento, para aproveitar a oportunidade de se desenvolver no mercado. As
restrições impostas fizeram muita gente ficar mais tempo em casa, com isso
resolveram fazer ou antecipar uma reforma no ambiente doméstico.
Pesquisa realizada pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas com 400
pessoas, apontou que 68% das pessoas entrevistadas fizeram algum tipo de reforma
e 38% alegaram que novos hábitos durante a pandemia motivou a reforma
(PORDEUS, 2021).
O Coronavírus é um dos principais fatores desse estudo, em virtudedos vários
reflexos causados. A visão apresentada aqui não é de um foco exclusivo na doença,
mas sim nos impactos que ela gerou e está gerando no ambiente corporativo, visto
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Faculdade de Tecnologia de Mococa
que as precauções quanto ao distanciamento social e as medidas de segurança
aplicadas pelos governos reduziram os métodos tradicionais de vendas presenciais,
com a redução dos horários de atendimento e capacidade de ocupação dos clientes
nas lojas físicas.
Partindo desse problema, são destacadas algumas questões para assim tentar
oferecer uma reflexão e uma visão positiva de como superar esta crise a partir do
momento atual, como diminuir os impactos causados para as empresas e reunir
soluções para alavancar a economia.
Este estudo tem por objetivo geral analisar a evolução do comércio eletrônico
de vendas diante da pandemia atual, oferecendo a possibilidade de continuidade do
negócio, em um momento em que o isolamento social se faznecessário para a
proteção à vida dos indivíduos.
Os objetivos específicos do estudo pretendem compreender os impactos
econômicos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus; analisar os diferenciais
quanto à utilização da plataforma digital como ferramenta estratégica; identificar as
vantagens e desvantagens da utilização do e-commerce no cenário atual e comparar
sua evolução antes e depois da pandemia.

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Artigos