O TRANSPORTE FERROVIÁRIO BRASILEIRO
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Resumo
A partir do início da década de 1980 o Brasil intensificou seu processo de abertura comercial na iniciativa de melhorar suas relações comerciais com outros países, tendo como objetivo o aumento de seu capital nas suas importações e exportações. Mesmo assim, a participação do país em relação ao cenario mundial é pequena, sendo atualmente inferior a 3%. É necessário, portanto, uma grande melhoraria na competitividade brasileira para que o país possa incrementar sua balança comercial. A infraestrutura de transportes é fator decisivo neste processo. A malha ferroviária brasileira não recebeu investimentos significativos ao longo da históra, que começou em 1854 em função do governo priorizar sempre as rodovias. Apenas em 1997 iniciou-se o processo de concessões das ferrovias no estado de São Paulo, mas estas concessçoes nao foram suficientes para recuperar a falta de investimento do passado. Esse trabalho visa mostrar um pouco da história do transporte ferroviário brasileiro, a importância das ferrovias para o transporte e, portanto, para a economia brasileira, destacando o processo das concessões ferroviárias paulista e apresentando as vantagens e desvantagens desta concessão para o estado.
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