ANÁLISE DE DADOS HISTÓRICOS DO ENEM ENTRE 2015 À 2019

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Eduardo Nakazone
LUIS MARCELO BORTOLOTTI

Resumo

O desenvolvimento cada vez mais frequente e flexível, tanto da tecnologia da informação (TI), quanto da internet das coisas (IOT), gera um massivo e complexo volume de dados. Esses dados podem pertencer de diversos tipos e características, além de poder ser gerada estruturalmente, ou de forma extremamente aleatória. Diante desse cenário, o Big Data torna-se um método relevante de análise de dados para levantar informações, descobrir padrões de comportamento e auxiliar na melhor tomada de decisão para um programador, para uma empresa, para um serviço ou até mesmo para órgãos públicos. Este artigo visa introduzir o conceito de Big Data, juntamente com suas ferramentas
e tecnologias que permitem o acesso de uma gigantesca base de dados, introduzir conceitos de data mining como uma ferramenta para análise de grandes volumes de dados. Como resultado do estudo, é apresentado um estudo de caso de dados históricos do ENEM, utilizando a linguagem Python e as utilizando bibliotecas: Pandas, matplotlib e Seaborn. A metodologia para a elaboração do artigo será um estudo bibliográfico de big data e um estudo de caso comparativo e qualitativo de dados históricos do ENEM no período de 2015 à 2019, utilizando a cidade de Mococa, a região de Ribeirão Preto e média nacional como comparação.

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Seção
Artigos